Sinopse

Prestada as instituições que registram seus próprios diplomas, registram diplomas de terceiros e encaminham seus diplomas para registro em universidade registradora, essa  Assessoria estratégica define a formatação, desenho, implantação, suporte e acompanhamento do setor de registro de certificados e diplomas nas Instituições de Ensino Superior.

Objetivo

Estabelecer a gestão estratégica do Processo e Registro de Diplomas e Certificados Acadêmicos envolvendo Registro Acadêmico e Legislação e Jurisprudência Educacionais.

Orientação Metodológica

A metodologia para o processo e registro de diplomas desenvolvido por essa base aponta solução simples e segura para as Instituições Isoladas que necessitam registrar seus Diplomas em órgãos registradores, nos termos do § 1º do art. 48 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN.

Nos termos das legislação em vigor, a CONSAE pode associar-se a Universidades Registradoras auditando e certificando os procedimentos e processos, garantindo o cumprimento da legislação vigente referente aos registros e à validade jurídica da tramitação dos documentos no formato eletrônico.

Dessa maneira, essa operação em tecnologia executa a regulação dos processos e a tramitação dos mesmos por meio eletrônico até a Universidade registradora.

Coordenação

Professores Abigail França Ribeiro e Tiago Muriel.

Operação em Tecnologia

A partir da orientação metodológica de nossa Base de Interface Acadêmica, as IES em seus processos burocrático-legais necessitam de uma operação em tecnologia para uma configuração atualizada às corretas práticas da Administração Acadêmica e Universitária.

A Operação em Tecnologia designada por essa assessoria integra a atuação de hardware, software, conteúdo jurídico específico e suporte técnico CONSAE.

Dessa maneira nossa operação em Tecnologia ativa a Base de Interface Acadêmica ajustada à necessidade da IES e estabelece o fluxo operacional para a otimização e ganho de performance das áreas administrativas afins possibilitando uma correta distribuição informacional e atividades interligadas e referenciadas nos métodos estruturais da administração acadêmica e universitária CONSAE.

Essa assessoria torna a instituição de ensino apta a produzir documentos em formato eletrônico e digitalizar os documentos que se encontram no meio físico para o Registro de Diplomas e Certificados Acadêmicos.

Para aquelas instituições de ensino  que não se sentem prontas para trabalhar no meio eletrônico na totalidade de seus documentos (Diários de Classe, documentos acadêmicos pessoais dos alunos, requerimentos, contratos, provas e avaliações) disponibilizamos nossa assessoria para Gestão Estratégica de Secretaria Acadêmica, Controle e Registro Acadêmico que apresenta nossa solução estrutural para esse tipo de demanda.

Serviços e Produtos dessa Assessoria

Definição de cronograma de trabalho para execução das atividades previstas.

Acompanhamento semanal do especialista por:

Contato telefônico

Contato via email

Visita técnica à Instituição – Diária(s) definida(s) a partir do grau de exigência e necessidade do projeto.

 Oferta de 01 bolsa de estudo no curso de Secretaria Acadêmica Digital previstos pelo calendário anual.

Estação de Trabalho CONSAE advinda da operação em tecnologia que estabelece a instalação dos componentes de hardware e software na IES e capacitação de corpo profissional da IES dedicado e responsável para a execução dos trabalhos.

Inclusão da Assessoria em Administração Acadêmica Universitária com disponibilização dos produtos e serviços:  Clipping Educacional.

Visita técnica mensal do coordenador ou especialista técnico CONSAE.

Ganhos e Resultados Previstos

Atualização de normas para o registro de diploma e certificados acadêmicos.

Elaboração e registro de diplomas e certificados acadêmicos.

Gradativa melhoria nos procedimentos e processos internos, proporcionando maior segurança na definição das rotinas e atividades acadêmicas no que se refere ao registro de diploma e certificados acadêmicos.

Melhor adequação de suas normas e regulamentos internos à legislação vigente no que se refere ao registro de diploma e certificados acadêmicos.

Alinhamento da atuação jurídica à atual regulação do Ministério da Educação no que se refere ao registro de diploma e certificados acadêmicos.

Alinhamento da Gestão Acadêmica a atual realidade informacional.

Promoção da aliança entre os documentos digitais relativos ao registro de diplomas e certificados acadêmicos e o relacionamento acadêmico da IES.